Ouça nossos
samba-enredo

Notícias

Concurso cultural vai escolher logo do enredo da Portela

20/07/2017

 

A diretoria da Portela iniciou, nesta quinta-feira, um concurso cultural para escolher o logo do enredo "De Repente de Lá Pra Cá e Dirrepente de Cá Pra Lá...", que a carnavalesca Rosa Magalhães desenvolverá no Carnaval 2018. Para participar, basta se inscrever através do e-mail marketing@gresportela.com.br, colocando no assunto 'Concurso cultural logo Portela 2018'. Ao ter confirmada sua inscrição, o candidato, que precisa ser cidadão brasileiro, ter idade mínima de 18 anos e não integrar a comissão organizadora do concurso, receberá o termo de aceitação. Serão aceitas propostas enviadas para o mesmo endereço eletrônico até o meio-dia do dia 27 de julho. Os interessados também deverão ler atentamente o regulamento antes de enviar suas ideias.
 
"Pensamos neste concurso como uma forma de ter o portelense apaixonado participando ainda mais da construção do Carnaval 2018. Levamos a ideia para a Rosa (Magalhães) aprovar e ela gostou. Então convidamos a todos a participar. Queremos um logo bastante criativo e que transmita com clareza a mensagem do nosso enredo. Já estou ansioso para ver os trabalhos concorrentes", explica o presidente Luis Carlos Magalhães.
 
A comissão organizadora da Portela fará a seleção dos logos finalistas. Em seguida, as três melhores propostas serão selecionadas para a votação final, que ocorrerá no dia 28 de julho, quando os trabalhos vão ser avaliados pela comissão organizadora, composta pela comissão de Carnaval e assessoria de marketing da Portela, e também através de voto popular, na página oficial da agremiação no Facebook. A proposta ganhadora será a que obtiver mais votos na etapa final, que se dará pela preferência de três partes: comissão organizadora; designer convidado; e voto popular. O logo vencedor será escolhido dentre os três finalistas. Vale ressaltar que todos os participantes terão, ainda, que assinar um termo de cessão de direitos de uso.

Integrante do grupo que vai escolher o logo campeão, a carnavalesca Rosa Magalhães destaca como item fundamental para uma boa avaliação a criatividade. "Qualquer portelense e não portelense pode participar. O importante é que seja um logo bem bonito e criativo", avisa a artista.
 
O ganhador será contemplado com um par de fantasias da Portela para o próximo desfile, um título de sócio-torcedor Águia no Coração (Plano Majestade do Samba) válido por um ano, um chapéu da Portela personalizado com o seu nome, uma camisa do enredo 2018 autografada por Monarco e Rosa Magalhães, além de um exemplar do livro "Caminhos cruzados: a vitoriosa saga dos judeus do Recife no século XVII: da expulsão da Espanha à fundação de Nova York”, de Paulo Carneiro, autografado pelo autor.
 
Para Vinícius Ximenes, assessor de marketing da escola, a iniciativa, além de dar mais espaço para o portelense, vai revelar novos talentos. "O concurso visa estabelecer um grande vínculo entre a Portela e seus torcedores, permitindo que eles tenham consigo o sentimento de pertencimento ao processo criativo de desenvolvimento do Carnaval da escola através de uma ação de cunho artístico. Acreditamos também o concurso será uma ótima oportunidade de engajamento entre nossa comunidade que se faz cada vez mais presente no ambiente digital, estabelecendo assim uma relação ímpar com a nossa marca, além de agregar valor e revelar grandes talentos."
 
Segunda escola a entrar na Avenida na Segunda-feira de Carnaval, a Portela tentará conquistar o 23º título de sua história com um enredo que contará a saga de imigrantes em busca de liberdade e paz, mostrando como judeus fugidos da Europa no século XVII, com destino ao Nordeste do Brasil, tiveram papel fundamental na formação da cidade de Nova Iorque. 
 
__________________________________________________
 
 
CONCURSO CULTURAL 'LOGO ENREDO PORTELA 2018'
 
REGULAMENTO
 
1. Objetivo
O concurso cultural para escolha do logo oficial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela para o Carnaval 2018 tem como objetivo a criação e a escolha de um logo, que será o símbolo representativo do projeto de Carnaval da agremiação para o ano de 2018, cujo enredo possui o título "De Repente de Lá Pra Cá e Dirrepente de Cá Pra Lá" . Este concurso é de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento em dinheiro.
 
 
2. Participantes
2.1. Poderá participar do concurso, de que trata este Regulamento, qualquer cidadão brasileiro que preencha os seguintes requisitos:
 
I - Idade mínima de 18 anos;
II - Não pode ser membro da Comissão Organizadora.
 
2.2. São considerados concorrentes deste concurso todos aqueles que se inscreverem e entregarem as propostas no prazo definido.


3. Propostas
Um candidato pode participar com no máximo 3 (três) propostas.
 

4 – Inscrição e Envio Das Propostas
4.1. O período para participar do concurso será de 20 de julho até o meio-dia de 27 de julho de 2017.
4.1.1. Não serão aceitas e recebidas propostas após a data limite.
4.2. As propostas devem ser enviadas exclusivamente via e-mail para marketing@gresportela.com.br com o assunto: CONCURSO CULTURAL LOGO PORTELA 2018.
4.3. O logo deverá atender o disposto no Título III da Lei 9279/96 – Lei da Propriedade Industrial.
4.4. O participante deverá informar (via on-line) os seguintes dados ao enviar a proposta:
4.5. Nome completo
4.5.1. Número de documento de identificação (CPF e/ou RG)
4.5.2. Telefone para contato e e-mail
4.6. O logo deverá estar nos formatos AI/CDR/PSD/EPS/JPG vetorizadas ou em alta resolução
4.7. Não serão aceitas propostas de logo sem o envio das informações do item 4 deste regulamento
 

5 – Comissão Organizadora e critérios de avaliação do concurso
5.1. A Comissão Organizadora da Portela, observado o Regulamento, fará a seleção dos logos finalistas dentre as enviadas por e-mail.
 
5.2. As 3 melhores propostas serão selecionadas para a votação final, que ocorrerá no dia 28 de julho de 2017. As propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora da Portela, composta pela Comissão de Carnaval e Assessoria de Marketing da Portela, e através de voto popular na página oficial da agremiação no Facebook.
 
5.3. A proposta ganhadora será a que obtiver mais votos na etapa final, que se dará por votos de 03 partes: Comissão Organizadora da Portela; Designer convidado; e voto popular.
 
5.5 Será considerado voto popular o trabalho que obtiver mais votos na página oficial da Portela no Facebook
 
5.6. Apenas uma proposta, dentre as 3 finalistas selecionadas, será classificada em 1º lugar e utilizada como o logo oficial da Portela para o Carnaval 2018
 
5.7. Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:
 
5.7.1. Criatividade (inovação conceitual e técnica): 20%;
 
5.7.2. Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes): 20%;
 
5.7.3. Comunicação objetiva (concisão e universalidade): 20%;
 
5.7.4. Relação com o conceito, o tema e o objetivo geral da Portela: 20%.
 
5.7.5. Voto popular: 20%

 
6. Cronograma
20/07/2017 – Abertura das inscrições e envio de propostas
27/07/2017 – Encerramento das inscrições e envio de propostas (até o meio-dia)
27/07/2017 – Análise da Comissão Organizadora
28/07/2017– Votação na página oficial da Portela no Facebook, de 8h às 18h
28/07/2017 – Anúncio do logo vencedor, às 19h
 
 
7. Premiação
7.1 O vencedor do concurso será contemplado com 01 par de fantasias da Portela para o próximo desfile, 01 título de sócio-torcedor Águia no Coração (Plano Majestade do Samba) por 01 ano, 01 chapéu da Portela personalizado com o seu nome, 01 camisa do enredo 2018 autografada por Mestre Monarco e Rosa Magalhães, além de 01 livro "Caminhos Cruzados: a vitoriosa saga dos judeus do Recife no século XVII: da expulsão da Espanha à fundação de Nova York”, de Paulo Carneiro, autografado pelo autor.
 
7.2 O segundo colocado será contemplado com o título de sócio-torcedor Águia no Coração (Plano Águia Altaneira) por 01 ano e 01 camisa do enredo 2018 autografada por Mestre Monarco.
 
7.3 O terceiro colocado será contemplado com o título de sócio-torcedor Águia no Coração (Plano Sou Portela) por 01 ano e 01 camisa do enredo 2018 autografada por Mestre Monarco.
 
 
8. Das obrigatoriedades
Como base para o desenvolvimento do projeto artístico, serão obrigatórias as seguintes referências abaixo, cujas citadas deverão constar graficamente no logo:
 
- Águia
- Movimento de ir e vir
- Pernambuco / Cana-de-açúcar
- Cordel
- Imigração
- Fundação de Nova Iorque
 
 
9. Disposições gerais
9.1 A participação neste concurso não enseja nenhuma remuneração financeira ou qualquer modalidade de sorte às empresas ou pessoas participantes e não vincula a compra ou aquisição de quaisquer produtos ou serviços das empresas ou pessoas envolvidas. Fica desde já expressamente renunciadas pelos participantes.
 
9.2 A simples participação neste concurso implica a total aceitação deste regulamento e os participantes neste concurso declaram, desde já, serem os autores das propostas de logos enviadas para a Comissão Organizadora da Portela, não tendo cometido plágio ou violação a qualquer direito de terceiro.
 
9.3 Os participantes também cedem e transferem para a Portela, sem quaisquer ônus para a Instituição e em caráter definitivo, pleno e irrevogável todos os direitos autorais sobre todas as propostas de logos enviadas, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica e na divulgação do resultado.
 
9.4 A organizadora reserva-se o direito de efetuar alterações que considerar necessárias na aplicação do logo escolhido.
 
9.5 A Portela não se responsabiliza por problemas técnicos que impeçam, retardem ou prejudiquem o envio ou recebimento das propostas de logos.
 
9.6 Quaisquer dúvidas ou divergências não previstas no presente regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrevogável pela Comissão Organizadora da Portela.
 
 
 
_____________________________________________________
 
 
Link com a sinopse do enredo
http://www.gresportela.org.br/Noticias/Detalhes/confira-sinopse-do-enredo-da-portela-para-o-carnaval-2018
 

parceiros

Portelão

Rua Clara Nunes 81, Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro, RJ
CEP.: 21351-110

Secretaria:
+55 21 3217-1604

Bilheteria:
+55 21 3256-9411

Projeto Social:
+55 21 3217-7578

Barracão da Portela

Rua Rivadávia Correia, nº 60
Cidade do Samba barracão 03
Gamboa, Rio de Janeiro - RJ
CEP.: 20220-290

Telefone:
+55 21 2233-2284

Portelinha

Estrada do Portela nº 446
Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
CEP.: 21351-050

Telefone:
+55 21 3352-5695